Áreas Temáticas

As áreas de interesse para a chamada de artigos, posters e workshops para o Encontro, são estabelecidas de acordo com os seguintes temas (embora não limitadas):

 

Desenho de tipos de letra

O papel e a influência das tecnologias (analógicas ou digitais, de produção ou distribuição) nos tipos de letra actuais. As formas e os processos de desenho de tipos de letra (análises críticas ou criações originais).

 

Design Gráfico e Editorial

Aplicações tipográficas relevantes nas problemática da Comunicação do Branding, do Marketing e da Identidade Visual e Corporativa. O impacto na percepção das organizações, eventos ou indivíduos, da criação de projectos com base tipográfica. O papel da tipografia no desenvolvimento de diferentes projetos editoriais, como livros, revistas e jornais.

 

Multimédia e Dispositivos digitais

O papel da tipografia em meios de comunicação e entretenimento como websites em aplicações interativas online e offline, em contextos de mediação tecnológica como os dispositivos móveis, a televisão, cinema e gaming.

 

Tipografia Aplicada ao Produto

Aplicações tipográficas relevantes no âmbito do design de embalagens ou da identificação e divulgação de produtos.

 

Tipografia no Espaço Arquitectónico

Tipografia integrada no espaço arquitetónico e ambiental, tal como sinalização ou lettering de edifícios e/ou de espaços temporários, ou criação da comunicação de museologia, exposições e experiências físicas.

 

História, Cultura e Educação

A evolução das tecnologias e o impacto social que estas provocam. As mudanças de perceção sobre esta disciplina e as respectivas disciplinas associadas. O papel da disciplina dentro dos específicos contextos humanos: cultural, social, político, económico, etc.. E ainda a forma como a educação e o ensino tem desempenhado um papel de mudança, dependendo da época, do lugar e dos contextos atrás referidos.