Regras e Instrucções

A submissão de artigos e posters (académicos e/ou profissionais) deve ser feita eletronicamente através do sistema de submissão online EasyChair.

As trabalhos não podem conter dados que identifiquem os seus autores. O sistema EasyChair realizará o registo de cada trabalho, que deve obedecer aos seguintes parâmetros:

  • Título;
  • Resumo até 500 palavras (artigos) e entre 250 e 500 palavras (posters);
  • Categoria (artigo ou poster);
  • Palavras-chave;
  • Tópicos (áreas temáticas);
  • Ficheiro anexo com artigo completo ou poster completo (.pdf).

 

Artigo para comunicação

Para a submissão de artigos os participantes devem enviar a proposta do artigo completo, de acordo com as seguintes regras:

  • Formato PDF (.pdf);
  • Corpo do artigo entre 2500 e 5000 palavras;
  • Referências formatadas na Norma APA.

Modelo Artigo (formato .doc)

Modelo Artigo (formato .pdf) 

 

Poster

Para os posters, os participantes devem enviar uma proposta de poster (total) incluindo um resumo entre 250 e 500 palavras, segundo o modelo disponibilizado. Os Posters podem ser submetidos em duas vertentes principais: científicos (decorrentes de uma investigação e que recorram à explicitação do tema, objetivos, estado da arte, metodologia, hipóteses, resultados, bibliografia) e de projetos profissionais ou académicos (finais ou em desenvolvimento).

  • Formato PDF, de acordo com o modelo;
  • Referências formatadas na Norma APA.

Formato A1 vertical em .pdf

Modelo poster (.ai)

 

Workshops

A submissão de propostas de workshops ou painéis de discussão deve ser feita para o endereço de email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), conforme o Modelo workshop (formato. docx)

 

Idiomas

Os autores podem submeter as suas propostas em Português, Castelhano e Inglês. No caso dos trabalhos em português ou em castelhano, a submissão final para o livro de resumos e para as atas finais terá que ter, pelo menos, o resumo traduzido para inglês.

 

Apresentação

Os autores cujos trabalhos forem aceites para comunicação durante a conferência terão um máximo de 15 minutos para os apresentar (a duração máxima poderá sofrer alterações, mediante atualizações ao programa e serão comunicadas oportunamente). Antes do 8.º Encontro de Tipografia, será solicitado aos autores o envio do ficheiro de apresentação (powerpoint ou .pdf). Não serão aceites ficheiros nos dias do Encontro.

 

Publicação de Artigos

As comunicações que forem apresentadas durante a conferência serão publicadas online, na forma de artigo final pronto para ser publicado (camera ready), num livro de atas com ISBN. Os artigos (camera-ready) serão submetidos após a conferência, mediante o contacto da organização. 

 

Plataforma de Submissão

A submissão de artigos e posters deve ser através do sistema de submissão online EasyChair disponível em https://easychair.org/conferences/?conf=8et

Caso não disponha uma conta na plataforma EasyChair, deverá criar uma, o que apenas levará alguns minutos.