Oradores Convidados

Temos a honra de receber Oradores Convidados internacionalmente reconhecidos, com diferentes formações, oriundos de realidades culturais distintas e diferentes nacionalidades. Todos têm em comum trabalho na área da Tipografia com o objectivo de valorizar e aproximar diferentes línguas e culturas, estimando uma dimensão comum: a humanidade. Os Oradores representam o mais elevado nível de conhecimento, nos seus domínios específicos.

 

 

Fiona Ross

A Dra. Fiona Ross é especializada em design de tipos e tipografia não-Latina, tendo uma formação base em línguas com um Doutoramento em Paleografia Indiana (SAOS). De 1978 a 1989 trabalhou para Linotype Limited (UK) como responsável para o design das fontes não-Latinas e sistemas de typesetting. Desde 1989 trabalhou como um consultora, autora, palestrante e designer tipográfica; os seus trabalhos mais recentes como designer têm sido em colaboração com Tim Holloway, John Hudson e Neelakash Kshetrimayum para clientes como Ananda Bazar Patrika, Harvard University Press, Microsoft e Adobe. Em 2003 entrou para o Departamento de Tipografia e Comunicação Gráfica, na Universidade de Reading (Reino Unido), onde é Professora Associada em Design de Tipos Non-Latinos (part-time) e Curadora da colecção de Tipos Não-Latinos do Departamento. http://www.reading.ac.uk/typography/about/Staff_list/f-g-e-ross.aspx.

 

Rui Abreu

Rui Abreu estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto, tendo-se licenciado em 2003. Interessou-se por Tipografia durante os anos de estudante e lançou o seu primeiro tipo de letra em 2006. A sua experiência profissional inclui trabalhar em agências de publicidade e desenhar fontes, publicando-as independentemente e com outras fundições. Atualmente, dedica-se inteiramente à sua fundição R-Typography.

 

Huda Smitshuijzen

AbiFarès

A Dra. Huda Smitshuijzen AbiFarès é Diretora Fundadora da Fundação Khatt. Com sede em Amesterdão, a sua actividade profissional, cultural e educacional estende-se dos EUA, à Europa e Mundo Árabe. Possui um Doutoramento da Universidade de Leiden, um Mestrado da Universidade de Yale e um BFA da Rhode Island School of Design. É membro da AGI (Alliance Graphique Internationale). É especializada em design e investigação tipográfica multilingue e publicou vários livros sobre este tema. Atualmente supervisiona a investigação de candidatos de doutorado no Programa de Artes da Universidade de Leiden e trabalha como curadora de design, escritora, designer e editor.

 

Andreu Balius

Andreu Balius é um designer tipográfico e gravador de punções digitais, residente em Barcelona (Espanha). É autor de desenhos tipográficos a retalho e por encomenda na fundição typerepublic.com e tem sido reconhecido com diversos prémios de Excelência em design tipográfico pelo seu trabalho neste âmbito. É membro da AGI (Alliance Graphique Internationale), TDC (Type Directors Club) e ATypI (Association Typographique Internationale). Possui o grau de Professor Doutor em Design pela University of Southampton (UK) e ensina tipografia e design tipográfico na EINA, University School of Design and Art, em Barcelona. Para além dos seus trabalhos tipográficos, adora escalar e conduzir a sua bicicleta de montanha.

 

Rainer Erich

Scheichelbauer

Rainer Erich (‘Eric’) Scheichelbauer nasceu em Viena. É um fotógrafo experiente que possui duas licenciaturas: uma em Filosofia; outra em Estudos Alemães. É criador de typefaces, trabalha como gravador de punções digitais para outros designers de tipos e orienta workshops de design de tipos, numa base regular. Desde que se juntou à equipa da Glyphs em 2012, tem escrito artigos, tutoriais e Python scripts, assim como o blog e respectivo manual. Vive e trabalha em Viena, onde dirige o seu type studio Schriftlabor.